sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Reunidos em nome de Cristo

“Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais?”
I aos Coríntios 3:3,4

Lendo as Escrituras fica claro que não podemos aceitar nenhum nome para designar a Igreja que não seja o nome de Cristo. E podemos apresentar algumas razões claras para isso:

1º Razão - Porque ter um nome é sinal de carnalidade
Vemos claramente nos primeiros capítulos da epístola aos coríntios uma sombra dos dias de hoje, pois embora eles ainda se reunissem no mesmo lugar, já estava claro os sinais de divisão no meio deles. Todos eram cristãos mais uns diziam que eram cristãos de Paulo outros de Pedro e outros ainda de Apolo. Hoje vemos cristãos causando divisão no corpo de cristo dizendo: eu sou presbiteriano ou outros ainda eu sou batista, para se diferenciar de outros cristãos, porventura não sois carnais? (I Co 3:4.),

2º Razão – As Escrituras
A palavra igreja aparece 93 vezes descrevendo uma igreja local, e em nenhumas delas ela aparece associada a algum nome que não seja o de Deus. Algumas vezes aparece descrevendo a sua origem; Igreja de Deus ou Igreja de Cristo; algumas outras indicando sua localidade, Igreja que está em Éfeso; ou quanto aos seus membros, como a Igreja dos tessalonicenses que era composta de tessalonicenses ou dos santos, pois eram compostas de santos.

3º Razão - Por causa do Nome do Senhor Jesus Cristo
Como dar um nome ao corpo que é do Senhor Jesus Cristo? A igreja é dEle, somente dEle, por isso devemos nos reunir sob o Nome dEle, e não debaixo de qualquer denominação humana. Filipenses 2 diz que Deus o exaltou sobremaneira, e lhe deu um Nome que está sobre todo nome.
Infelizmente ainda existem aqueles que têm a ousadia de denominar a igreja de Jesus Cristo. Vejamos as características destes grupos:
* Uma denominação é um grupo à parte, que possui: um nome distinto, uma união de várias igrejas, um líder humano, uma sede central, um governo ditatorial, onde um líder é o cabeça, e não Cristo.
* uma denominação é também um grupo sectário que nasce das contendas, invejas e ciúme (I Co 1:10-13; 3, 3; Gl 5:19, 20).

Em suma, parecem dizer ao Senhor Jesus que eles não querem mais se submeter ao Seu Governo e sim se submeterem a uma determinada organização.
Lemos nas Escrituras no livro de Atos dos apóstolos, capitulo 2, versos 41 ao 47, uma descrição de como viviam os convertidos. Notamos claramente que naquele tempo não havia denominações, pois todos estavam juntos. Em cada localidade eram conhecidos por discípulos, santos, irmãos, cristãos, porque procuravam estar em comunhão e reuniam-se regularmente. A única distinção entre as Igrejas do século I era quanto a sua localidade. A Bíblia diversas vezes usa a expressão “a igreja que está em Corinto”, e muitas outras "igrejas" (congregações locais), que eram conhecidas pelo nome da localidade que estavam implantadas, como lemos, por exemplo, em Apocalipse (capítulos 2 e 3) nas cartas para as 7 Igrejas da Ásia. Vemos claramente que estas igrejas eram conhecidas pelo nome da sua localidade, Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia.
Aceitar uma denominação é um desvio da verdade, por isso não podemos aceitar um nome para nos distinguir de outros cristãos. Ou questionaremos o modelo Bíblico?

Robson Rapozo de Amorim - robsonrapozo@hotmail.com

BIBLIOGRAFIA
BROWNE, Michael - Autonomia e autoridade, Shalom Publicações, 1999, 2º edição.
MACKAY, H. G.- Os Distintivos das Assembléias, Everyday Publications Inc., 1981.
MC NAIR, Stuart Edmund - A Bíblia Explicada, CPAD, 17º Edição, 2001.
HARRISON, Everett F. e PFEIFFER, Charles F.- Comentário Bíblico Moody, Vol. 5,
Editora Batista Regular, 6º edição, 2001.
HUNTER, Jack - Comentário Ritchie do Novo Testamento, Vol 7, Edições Cristãs - Shalom Publicações, 1997.
WATTERSON, Ronald E. - Reunidos em Seu Nome, Shalom Publicações.

Todas as citações Bíblicas foram retiradas da Bíblia Almeida Corrigida Fiel - ACF da SBTB (Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil).